Pages

domingo, 29 de novembro de 2009

Las Mariposas

Engraçado hoje estar lendo justamente a história de Las Mariposas, ou as irmãs Mirabal.
Fiquei encantada com a história das Mulheres de Tejucupapo, valorizada no blog Maças Podres.
E lendo sobre as atividade do dia 25 de novembro: Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher foi que eu descobri o motivo da data. Escolha em homenagem a história das irmãs dominicanas.
No dia 25 de novembro de 1960 elas foram cruelmente assassinadas devida oposição a ditadura de Rafael Leónidas Trujilo.
Lembro-me de assistir o filme No tempo das Borboletas, quando adolescente, e me encantar com a história. Cenas imemoráveis de um homem no telhado com uma borboleta entalhada em madeira (acredito que era de madeira ou outro material resistente), ele ruflava aquela borboleta no ar. E uma das irmãs olhava a corajosa ação do homem do lado de dentro da prisão.
Como um sinal de esperança para a luta daquela militante. Fico pensando em quantas borboletas precisamos para retomarmos a esperança? Ou quantas vidas perderemos.

3 Palavras conexadas:

Francimare Araujo disse...

A violência as mulheres está cada vez mais aumentando, de forma até incrédula, bem como a força para agir, para por em prática os direitos que nos defendem.
Chega, agir já!

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Tembém assisti ao filme, foi quando tomei conhecimento dos fatos. Tenho o maior respeito por aqueles que lutam para que as borboletas e outras, não tenham morrido em vão.
Parabéns pela postagem, essas coisas sempre devem ser lembradas para que não se repitam.

Marcel Hartmann disse...

O que resta a fazer é repudiar atos que ferem aos direitos das mulheres.