Fiquei encantada com a história das Mulheres de Tejucupapo, valorizada no blog Maças Podres.
E lendo sobre as atividade do dia 25 de novembro: Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher foi que eu descobri o motivo da data. Escolha em homenagem a história das irmãs dominicanas.
No dia 25 de novembro de 1960 elas foram cruelmente assassinadas devida oposição a ditadura de Rafael Leónidas Trujilo.
No dia 25 de novembro de 1960 elas foram cruelmente assassinadas devida oposição a ditadura de Rafael Leónidas Trujilo.
Lembro-me de assistir o filme No tempo das Borboletas, quando adolescente, e me encantar com a história. Cenas imemoráveis de um homem no telhado com uma borboleta entalhada em madeira (acredito que era de madeira ou outro material resistente), ele ruflava aquela borboleta no ar. E uma das irmãs olhava a corajosa ação do homem do lado de dentro da prisão.
Como um sinal de esperança para a luta daquela militante. Fico pensando em quantas borboletas precisamos para retomarmos a esperança? Ou quantas vidas perderemos.
3 Palavras conexadas:
A violência as mulheres está cada vez mais aumentando, de forma até incrédula, bem como a força para agir, para por em prática os direitos que nos defendem.
Chega, agir já!
Mas bah, guria.
Tembém assisti ao filme, foi quando tomei conhecimento dos fatos. Tenho o maior respeito por aqueles que lutam para que as borboletas e outras, não tenham morrido em vão.
Parabéns pela postagem, essas coisas sempre devem ser lembradas para que não se repitam.
O que resta a fazer é repudiar atos que ferem aos direitos das mulheres.
Postar um comentário