Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

BORDIEU, Pierre


Eu não sei se existe um universo cósmico que interliga as pessoas e as ações, na qual nada é por acaso...estas idéias me assustam, mas em algumas situações me permitem dormir a noite!
Enfim, ultimamente tenho me deparado com o filosofo Pierre Bourdieu, melhor dizendo com os escritos e pensamentos do filosofo.
Vou colocar as frases que me apresentaram nestes dias:

"Sem o questionamento do sofrimento que mutila o cotidiano, a capacidade de autonomia e a subjetividade dos homens, a política, inclusive a revolucionária, torna-se mera abstração e instrumentalização."
Pierre Bourdieu

Esta me atingiu em cheio. Será que estou me questionando sobre o sofrimento alheio, será que estou agindo com a consciência deste sofrimento..opa, será que só liguei o automático e pronto?

“As mesmas discriminações que atribuem às mulheres as ocupações contínuas e invisíveis são instituídas sob nossos próprios olhos”

A opressão feminina é algo "legitimado" e permitido na nossa sociedade, muitos sequer a vê. Mas como ela é uma criação histórica, é passível de mudança.

“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico”

Sem comentários...

¨Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas. ¨

A idéia de luta, acredito eu, é provocar o cotidiano conformista que temos, mostrando as desigualdades social, raciais, gênero, geração, credo, cultura, poder aquisitivo e assim vai. É colocar na pauta do dia as verdades "veladas" e lutar que elas sejam vistas, sentidas e incorporadas como algo já não aceitável. É ter consciência que a Verdade imposta é que para uns comer outros têm que deixar de existir, mas por que se importar você ainda tem comida no prato! E esta verdade só pode ser combatido diante da luta que enfrentaremos com os poderes objetivos (os donos das riquezas, digamos assim) e simbólicos (conformismo, alienação, indiferença, individualismo, egoísmo e por assim vai), se não concebermos uma verdade de luta, teremos que conceber uma verdade conformista!

Alguns endereços, apropriem se da informação por completo... Sejam críticos, dialoguem, não perca o valor humano na sua vida, não perca o outro.

Ana Laura

1 Palavras conexadas:

q disse...

Ana Laura,
Tenho procurado exatamente isto, trechos de textos de Pierre Bourdieu. No momento estou começando a ler o livro "A Distinção". Comecei a conhecê-lo no e-book, "Sobre a televisão". Abs e boa pascoa.