Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Estou revoltada!

Recebi de novo um email que me irrita, já havia estudado em sala de aula, mas agora ele parece insuportavelmente irritante!
Começa assim: direitos humanos para pessoas humanas e segue uma história distorcida de uma mãe que manda carta para outra mãe, a primeira tem seu filho morto pelo filho preso da segunda, então tece a trama de que assassino tem mais direitos que as vítimas...
Mas o que mais me estraçalha o peito é esta frase Direitos humanos para humanos direitos! Quem são os humanos direitos, quem vai indica-los, quais os critérios para esta indicação!
Eu trabalhei com o tipo de violência mais cruel que se pode ver, daquelas que põe o estômago na boca...as mães com seus filhos, vítimas e violentadores, têm a mesma dor, vergonha, repulsa, angustia...
Direitos humanos para humanos direitos? Um jovem infractor custa mais de dois mil reais para o sistema e se, "uma idéia original", antes deste garoto chegar a criminalidade tivesse investido dois mil reais em sua educação, saúde, cultura, lazer! Quantos de nós nos revoltamos com histórias de crianças matando, mas quantos de nós nos assustamos com crianças que são mortas diariamente em suas condições empobrecidas de vida!
Então facistamente começaremos dividindo os homens em humanos direitos e os não direitos, começaremos fazendo coro para menoridade penal só pelas disposições genéticas de nossas crianças (cabeça chata=psicopata) e no final, lutaremos para que haja castramento da população empobrecida!
Estamos numa guerra, num mar de violência...mas tem uma frase que é excelente: Durante a guerra aprendi uma verdade que geralmente preferimos não enunciar: que a coisa mais brutal da crueldade é aquela que desumaniza suas vítimas antes de destruí-las. e que a luta mais árdua de todas é permanecer humana em condições desumanas. Janina Bauman- sobrevivente do gueto de Varsóvia, livro "Inverno na Manhã"
Esta é uma citação conveniente, não só pela mensagem que traz, mas para lembrar que houve na histórias pessoas que ditaram quem eram os merecedores de serem considerados
Humanos! Não repitamos este mesmo erro....
Deixo meu uivo de repúdio...e um filme...


Ana Laura, tentando entender o que de humano nos falta para lutarmos por um mundo melhor!

1 Palavras conexadas:

Mana disse...

Amanayara, tentando entender o que de humano nos falta para lutarmos por um mundo melhor!