Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

InterUnesp 2010 - Retrado nada isolado!


O que ocorreu no InterUnesp este ano realmente foi um ato infeliz e não digo no sentido mais apastelado e naturalizante das retóricas utilizadas pelos culpados.
Digo no sentido mais pungente da expressão, e mais, apesar do que se anuncia, o bullyng não é fato isolado. Hoje ele vem sendo encarado, mas é um mal instalado em todos os setores da vida humana, há séculos. Cabe a cada um dar espaço e importância a tais situações.
Mas fica aquela cisma por serem universitário o pequeno grupo que investiram contra as mulheres. A cisma de como a mulher no meio social ainda é considerado o ser mais vulnerável a situações infames e de como a violência como forma de divertimento ainda é aceitável. Agora se soma tudo e tem-se, enfim, um baita problema a ser enfrentado.
A opressão ainda tem os seus requintes sutis de permanecer em nossas relações. Uma brincadeira tosca travestida em piadas contra o negro, o japonês, o baiano, a mulher, o português e por aí vai não pode ser encarada como meras abstrações de mentes descontraídas. Porque descontrair o senso de respeito e humanidade é uma armadilha, que muitas vezes nos levou as caças às bruxas, ao nazismo, ao xenofobismo, a escravidão e assim vai...
No caso da mulher, importante frisar que a sua imagem vem sofrendo distorções gravíssimas, atingindo seus direitos e violentando seus corpos e mentes. É sabido que muitas, creio que a maioria, padecem da imagem da beleza perfeita e vivem aprisionadas em quadros como a anorexia, salas cirúrgicas, compulsões alimentares e de consumo. Mas muitos ainda culparão a mulher por se deixar contaminar!
Mas o poder da mídia não é problema de fórum intimo e sim de Políticas Públicas (com letras maiúsculas) e é necessário normatização dos meios de comunicação, leia-se também de campanhas publicitárias, para que sejam garantidos alguns direitos humanos, tais como o desenvolvimento pleno e social de acordo com as peculiaridades individuais.
As mulheres que sofreram com as tais brincadeiras pueris de um grupo de estudante vão ter que lidar com o sentimento e re-sentimento de inadequação social de que foram objetos, mas não estão isoladas, pois do lado de cá outras todas terão que lidar de fronte contra o mesmo sentimento.
Ana Laura.

0 Palavras conexadas: