Pages

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Função Social do Blog, será que tem?



Estive refletindo sobre esta nova forma de interação, não tão nova, o blog. Até parei de postar meus pontos de vista sobre o mundo vasto mundo!

Afinal, qual é a do blog ?...pensei que fosse um meio alternativo de fazer mídia, mas o que se vê é a reprodução das informações obtidas na televisão, na Internet, nas revistas...ninguém tem saco de acompanhar vários blogs com o mesmo perfil. Então, será que o blog virou um segundo orkut...um meio de auto-promoção, um jeitinho de se fazer descolado...Não sei, minha cabeça dói!

Andei por alguns terrenos, alguns tão parecidos..o teor, a forma de escrever, as verdades absolutas...e têm tantos espaços no latifúndio GOOGLE COUNTRY! Mas qual a função social de tudo isso?

Pensei em algo socialista...alternativo de informar as pessoas, de interação...Mas cá entre nós, não dá para falar em socialização quando se existe os excluídos digitais e, novamente, quem tem as informações somos nós...amamentados pelas tetas do tio Bill Gates, ou será que nós que o amamentamos...Interação é outra palavra que não cabe aqui,poucos blogs são realmente visitados, as postagem claramente discutidas...

Porque acaba cada um gritando numa ilha seus pontos de vistas, pior...num consenso apastelado...quem irá responder este post, só Deus sabe...

Mas eu ainda estou cá com minhas dúvidas,,,estou cá sobre o ombro de alguém lendo meu googlismo diário, entrando por um novo tipo de alienação, preciso pensar! Como título mostra, este post é uma dúvida, não uma verdade!




Ana Laura, empilhando livros ao lado da cama...projeto para o ano todo!

5 Palavras conexadas:

Nicholas Gimenes disse...

Oi Ana! Td jóinha?

eu sou suspeito pra falar de blog.. já faz 2 anos q tenho o meu e curto pra caramba... e apesar de entender o q vc escreveu...

apenas acho que não dá pra definir bem... tem blogs bons pra uns, ruins pra outros.. fases.. alguns usam pra se promover, outros não..

a questão é que todos tem uma voz.. se poucos escutam ou não.. depende muito..

acho q dá pra colher mtos beneficios em ter um blog:

- óbvio mas real é que ajuda a organizar idéias e serve como repositório de coisas q vc acha interessante e poderá ver depois

- ajuda a expor seus valores.. o que atrai pessoas com afinidade com vc... tenho conhecido mta gente bacana por causa do meu blog... o ruim é q é a distância: "Fulana de Manaus", "cicrano de curitiba", "beltrano do rio"

- essas pessoas q vc conhece e a auto-pressão para estar sempre atualizando.. é um estímulo para buscar novas coisas, novas idéias, livros, músicas, vídeos.. vc se desenvolve e conhece muita coisa nova

- não são ilhas.. sempre alguém tá escutando.. alguém discorda, concorda.. mesmo sem comentar... conflitos como o de Gaza teve muitos.. Ruanda, Kosovo.... mas de Gaza acho q só parou um pouco por causa do zum-zum-zum no mundo inteiro, graças a internet. Pq a TV aqui no Brasil tudo q eu via dava a impressão era q Israel estava se defendendo.

os blogs aumentou o poder das pessoas de classe média (os pobres continuam excluídos, temos que reverter isso).. todas as empresas e governos tem medo de seus nomes caírem no boca-a-boca negativo da internet.. isso é bom..

o ruim é que realmente tem muita bobeira..e tal.. mas as ferramentas de busca e de social media tão se aperfeiçoando e cada vez tamo conseguindo separar um pouquinho o joio do trigo..

bom mas como eu disse eu sou suspeito pra falar hahahaha

bjos

Ps. tem um vídeo MUITO BACANA sobre isso: http://www.youtube.com/watch?v=CsCiwYPzsD0&feature=channel_page

bjos! :)

Anônimo disse...

Legal o video...estou devendo muito em leituras sobre os blogs...
Faz pouco tempo que estou junto a Tate e já pirei horrores aqui!
Gosto mesmo é de ler os outros e comentar quando acho necessário, e nisso vc tem razão, eu também não comento tudo que leio!
Bom, mas o que me pira é que o blog é um meio de mídia, mas a mídia feita é com base na pesquisa googlista..para dizer a verdade tudo fica centralizado neste latifundo...não?
Acho que poucos buscam um pouco de alternatividade na forma de obter informação e re-passá-la!
Eu também fico devendo neste ponto, e muito, me assusto quando reproduzo idéias tão somente!
Tudo tem sua função política e social e estou buscando a minha...mas apesar de tudo gosto dos blogs que falam de amenidades, enquanto não encontro um meio menos pequeno burguês de me apropriar deste espaço!

Desculpa se as palavras parecem rudes, na realidade concordo com vc, só um meio de levantar a poeira..risos...e que venha a boiada! Ana Laura

Nicholas Gimenes disse...

Magina Ana! Nada a desculpar.. comentei no seu post pq achei importante o q vc escreveu.. me deu vontade de dar minha contribuição na discussão tb! :)

bjos!

Anônimo disse...

Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.

Alexandre Oliveira disse...

Puxa, sei que esse comentário foi escrito há 2 anos, mas acho interessante a abordagem.

Mas falando de mim especificamente, acho que um comentário em um blog pode mudar o seu meio social, pode fazer com que as pessoas de fato reflitam sobre algo que aflinge muito a você.

Na quartapelo trabalho terei de fazer uma apresentação no trabalho, e escolhi falar sobre as funções de um blog(assim cheguei no de vocês), e assim chegar ao sentido real do meu blog: http://www.alexandreop.blogspot.com.

Enfim, ainda acho que vale apena escrever!!!!