Pages

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BOAS IDÉIAS DE CONSUMO CONSCIENTE


Bom, em outras caminhadas sobre consumo consciente me deparei com outra proposta interessante. O Freecycle, é uma alternativa para diminuir os resíduos jogados na natureza. Então em sistema de troca você doa objetos que não servem mais e podem adquirir outros. Ao contráio de jogar no lixo.
Este movimento, se podemos chamar assim, também teve inicio nos Estados Unidos. Fiquei muito intrigada por que os Freegans também surgiram lá. (Quer saber quem são os freegans procure em postagens antigas!) Então pensei, os Estados Unidos é o país que mais consome no mundo, os resíduos produzidos por este consumo, igualmente, é grande. Então imagina: você consome desenfreadamente, numa velocidade que não dá para aproveitar cada coisa comprada de forma plena, então você descarta esse material com um estado razoável de uso, até porque você quer consumir outras coisas novas, tecnicamente melhores, enfim. Cria-se um ciclo perverso. Acho que dessa minha lógica, talvez sem nexo, surgiu iniciativas para reutilização de resíduos e, uma bem melhor, uma forma de combater o consumo descontrolável. Esta iniciativa em debate surgiu em 2003.
Quem já não ouviu falar de brasileiros que foram para o Japão e montaram sua casa comprando coisas no lixo, junto a isso o Japão é o lugar onde se lança, a cada dia, novas tecnologias, fazendo com que a população consuma no mesmo ritmo da inovação!
Enfim, este sistema de “troca” acontece pela internet. Vou testá-lo qualquer dia! Pelo que li existe uma gama de material que são reutilizados, é só ir lá e se cadastrar em algum grupo perto ou na sua cidade e pronto. Com o cuidado que não é caridade, este espaço é de movimento!


Ana Laura, agora empolgada demais!

3 Palavras conexadas:

Jayson Vieira disse...

Oi Ana!
Estou aqui para agradecer sua visita ao meu blog! Muito obrigado!
Aproveitei para fuçar bastante no seu!heheh. Adorei!
Sobre este post, eu não conhecia esse sistema "Freecycle"! Vou procurar entender mais sobre isso. Quanto ao consumo desenfreado, ainda sigo a regra do meu avô!rs. Por exemplo só comprar roupa nova quando as velhas estiverem realmente velhas. Rs. Entre outras coisas do tipo.
Um grande abraço!
Até mais!

Tatiane R. disse...

Oi Jason, que bom que alguém se habilita a conhcer o Freecycle. Estou ainda amontoando uma série de coisas para oferecer no site.Passo por lá e fico me perguntando como se cadastra e tal. Logo que souber posto alguma coisa!

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado