Pages

terça-feira, 23 de junho de 2009

Dia 28..Não a intolerância!


Esta era nova pra mim, fiquei feliz em saber que existe uma data assim, tudo bem, bem tardiamente né, afinal as Paradas Gays resultam desta data e deste sentimento... eu tenho que me informar!
Não sabia que dia 28 de junho era um dia a ser comemorado e olha que nem falei das minhas datas prediletas aqui no blog:
18 de maio (dia do combate a violência sexual contra criança e adolescente), dia 13 de maio (não sei se ainda acredito, mas nós, negros, fomos libertos) e o dia das mães (teria muito assunto para esta data, mas resolvi me abster)...
Enfim, o 28 de Junho é o dia da comemoração do orgulho gay e o interessante é que a data foi escolhida por um acontecimento, coisa que eu patéticamente não sabia, como a idéia é nova vou re-produzir por medo de falhar:

"A data ficou marcada após os conflitos conhecidos como Batalha de Stonewall (1969), em que, pela primeira vez, homossexuais que sofriam abusos constantes da polícia partiram para o enfrentamento e conquistaram na marra respeito e direitos básicos, como o de circular sem serem agredidos(as) pelo bairro de Greenwich Village (Nova Iorque), onde está localizado o bar Stonewall, que deu nome ao confronto. Acontecimento que fez história seguindo a trilha da coragem e ousadia das lutas todas que durante os anos 60 e começo dos 70 do século XX nos deram a possibilidade de estarmos aqui, a possibilidade de um outro tempo e um outro lugar."
http://www.abong.org.br/final/informes_pag.phpcdm=19760

Gostei de saber que existe esta data e a possibilidade de divulgação de um movimento que eu aposto muitíssimo. Adoro o movimento feminista, todavia percebo que o movimento gay toma espaços que as feministas não conseguiram conquistar. Enfim, meu ponto de vista.
O movimento GLBTTT tem demonstrado uma abrangência de ação que encanta. Lembro-me da travesti que subia no palanque e discursava sobre educação e cultura como melhor combate a homofobia. Lembro-me das outras que explicavam sua prostituição em teatro, música e poesias... no final percebemos que a prostituição para algumas era mais algo jogado em suas vidas do que uma escolha própria...
E da menina mais linda que conheci e de como ela abraçou sua parceira num ônibus lotado a revelia de alguns universitários hipócritas. Havia muito mais coragem nelas do que em qualquer um naquele ônibus.
É isto que esta data significa: o combate a tanta hipocrisia, a tanta violência e opressão que este público recebeu e recebe... não sabemos ao certo o que sofreram no processo histórico, só sabemos que falta pouco para termos a certeza o quanto os Homens ainda estão próximos da animalidade do que da humanidade!
o que me deixa feliz é que nossa sexualidade se transforma, assim como a história e o homem! A esperança é a última que morre, não nos afestemos muito do fator humano.


Ana Laura, a favor da polissexualidade...desculpem se misturei a primeira pessoa do singular com a do plural, mas eu amo me encontrar na coletividade!

0 Palavras conexadas: