Pages

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Condição Humana


“Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades cometidas contra os outros, perdemos também a nossa condição de seres humanos.” Vladimir Herzog
Só mudaria a palavra condição para estado humano. Humanidade pode até ser uma condição valorativa de se vivier entre os homens, uma meta. Mas seres humanos São sem condições para Serem. Enfim, o que nos torna humanos...condições, estados, natureza ou consciência?
Apesar da minha insanidade, esta frase de Vladimir (jornalista morto e torturado na ditadura) faz um efeito enorme em mim. Ana Laura.

2 Palavras conexadas:

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Gosto de acreditar que a conciência nos faz humanos...
Abração.

Adília disse...

Segundo Sartre, em entrevista que acabei de ler no blog http://giuliettadeglispiriti.wordpress.com/, ser homem é ser moral e ser moral é reconhecer que o exercício do poder só é legítimo quando se exerce sobre objectos, nunca sobre pessoas e que, portanto, a tomada de decisões que a todos interessam tem de ser social e não individual.
Convido-as também a lerem o meu ultimo post sobre sexualidade feminina que mostra bem a necessidade de reflectirmos sobre esta dimensão ética do ser humano.
abraço, adília