Pages

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Caso Ibotirama- Vamos refletir!

Em primeiro lugar deixo o meu to-tal repúdio a qualquer violência, agressão, maus tratos contra crianças e adolescentes. Contra qualquer ser vivo.
Se você ler livros como A história social da criança e da família- Phillipe Ariès ou a Historia de la infãncia de Demause, ficará horrorizado com o progresso humano. Como as crianças e bebês eram tratados até se tornarem centro do afeto da família burguesa.
Foi um processo longo, alguns direitos foram conquistados e outros...bom, estamos na luta!

O que aconteceu em Ibotirama precisa URGENTEMENTE ser esclarecido e que os culpados, sejam quais forem, severamente punidos.

O que me preocupa de imediato, dado que violências ligadas a religiões são extremamente difícil de acontecerem, mas a repercussão que se tem é muito grande. (também pudera!)
Mas principalmente a repercussão negativa que isto traz a Cultura Negra e as religiões espiritualistas e afros descendentes.
Acho que o nome Magia Negra já tem a intenção de indicar os culpados e colocar uma herança maldita. Afinal, por que negro sempre tem o cunho pejorativo!
Não estou querendo defender as religiões. Mas as pessoas tendem a colocar todos no mesmo balaio! Eu fazia isto até estudar sobre
Abuso Sexual Ritualístico escrito por Luiz Mott.
Depois, toda a mística que eu tinha sobre magias e sortilégios foram se des-construindo para surgir um pensamento mais coerente sobre o assunto.
E sinceramente os rituais mais destrutivos (ler utilizados) são aqueles que ocorrem diariamente dentre de um lar, sem religião nenhuma, só os pais fazendo de seus filhos objetos de seus gozos ou frustrações.
As religiões africanas são diferentes entre si: rituais, práticas e crenças. A maioria delas não estão ligadas a sacrifícios e torturas humanas ou/e de animais.
Muito pelo contrario, estes rituais estão ligados a outros tipos de religiões fundamentalistas originadas nos países nórdicos. Mas sinceramente, apontar isto ou aquilo não vem ao caso.
O que eu quero dizer: Cuidado com os sensos comuns. Umbanda é diferente de Candomblé que é diferente de Quimbanda...e por aí vai!
A Cultura Negra está entranhada neste solo, na nossa língua, culinária, nas nossas danças e músicas.
Os pretos vieram e travam lutas diárias para conseguir sobreviver, viver e sonhar.

Eu sei que é difícil e o caso é assustador. Nenhuma criança deve ser objeto. Se for provado os culpados é preciso puni-los, se ligados a uma religião...busque a história da mesma, não para justificar, mas para saber distinguir e não criar mais preconceitos!

Deixando claro, que os culpados sejam eles quem forem, da onde forem, pelos motivos que tiveram, MERECEM SER PUNIDOS PELO QUE FIZERAM. A responsabilização das pessoas é um braço na luta contra qualquer Tipo de Violência.

Ana Laura, esperançosa para que uma vidinha sobreviva a este mundo.

3 Palavras conexadas:

Marcel Hartmann disse...

Tem que cuidar isso, mesmo, é mais fácil colocar tudo no mesmo saco quando convém. É tão prejudicial fazer isso quanto dizer que japonês e chinês é tudo igual, ou pior, japonês é tudo igual. Nem sei qual faz mais mal.

DILERMArtins disse...

Mas bah, Ana.
Costumo repetir que os bons, os mansos de coração, os justos, não estão em nenhuma religião ou ceita em especial; estão espalhados por elas. Assim também os perversos, bandidos, horrorosos...
Esse não é um fato religioso, é um crime, por tanto, cas de polícia!
Um abração, para você e a Tati, e Feliz Natal, com muita Sáude e Paz.

Cê. disse...

Ana, quanto tempo!
Vc tocou num ponto perfeito. Qualquer tipo de violência é inadmissível, sim. Mais não podemos/devemos, como vc disse "colocar tudo no mesmo balaio". Há que se sair do senso comum, dos difíceis pré-conceitos. Há que se ver além.
Vc é ótima, querida!
Um beijo, Ciça.