Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

InterUnesp 2010 - Retrado nada isolado!


O que ocorreu no InterUnesp este ano realmente foi um ato infeliz e não digo no sentido mais apastelado e naturalizante das retóricas utilizadas pelos culpados.
Digo no sentido mais pungente da expressão, e mais, apesar do que se anuncia, o bullyng não é fato isolado. Hoje ele vem sendo encarado, mas é um mal instalado em todos os setores da vida humana, há séculos. Cabe a cada um dar espaço e importância a tais situações.
Mas fica aquela cisma por serem universitário o pequeno grupo que investiram contra as mulheres. A cisma de como a mulher no meio social ainda é considerado o ser mais vulnerável a situações infames e de como a violência como forma de divertimento ainda é aceitável. Agora se soma tudo e tem-se, enfim, um baita problema a ser enfrentado.
A opressão ainda tem os seus requintes sutis de permanecer em nossas relações. Uma brincadeira tosca travestida em piadas contra o negro, o japonês, o baiano, a mulher, o português e por aí vai não pode ser encarada como meras abstrações de mentes descontraídas. Porque descontrair o senso de respeito e humanidade é uma armadilha, que muitas vezes nos levou as caças às bruxas, ao nazismo, ao xenofobismo, a escravidão e assim vai...
No caso da mulher, importante frisar que a sua imagem vem sofrendo distorções gravíssimas, atingindo seus direitos e violentando seus corpos e mentes. É sabido que muitas, creio que a maioria, padecem da imagem da beleza perfeita e vivem aprisionadas em quadros como a anorexia, salas cirúrgicas, compulsões alimentares e de consumo. Mas muitos ainda culparão a mulher por se deixar contaminar!
Mas o poder da mídia não é problema de fórum intimo e sim de Políticas Públicas (com letras maiúsculas) e é necessário normatização dos meios de comunicação, leia-se também de campanhas publicitárias, para que sejam garantidos alguns direitos humanos, tais como o desenvolvimento pleno e social de acordo com as peculiaridades individuais.
As mulheres que sofreram com as tais brincadeiras pueris de um grupo de estudante vão ter que lidar com o sentimento e re-sentimento de inadequação social de que foram objetos, mas não estão isoladas, pois do lado de cá outras todas terão que lidar de fronte contra o mesmo sentimento.
Ana Laura.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

...


"... E também essa coisa que chamamos saudade e que é preciso alimentar com pequenos rituais para que a memória não se desfaça como uma velha tapeçaria exposta ao vento."


Caio Fernando Abreu


sábado, 23 de outubro de 2010

Quero...



Quero ficar em companhia do silencio da minha alma mesmo que o mundo estremeça, mesmo que os meus pés insistam em andar para trás e que o tudo se volte contra mim, mesmo assim eu preciso ser feliz. Abro meus braços ao vento e deixo que ele roube de mim e leve consigo meus desejos mais insanos, minhas dores e medos. Deixo a porta da vida aberta, escancarada, para que ela possa tocar meus pensamentos, ainda tão carregados de lembranças. Abro um sorriso frente ao espelho para que meus olhos vejam o quão lindo é sorrir e minha essência perceba o quanto é especial. Espero-te com um beijo para adoçar os pequenos momentos que vida corrida nos presenteia. E nos surpreende a cada momento... Eu quero o efêmero, quero devaneios e a lucidez no fim da tarde. Preciso sentir a liberdade que deixei em um canto tempos atrás e acabei esquecendo de pegá-la de volta. Quero o que é meu por direito, pois é justo que eu, assim como muitos outros, seja feliz!

Tatiane. Eu sempre quero...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Caixa da Vida


Depois de um tempo ausente, depois de pensar muito na vida e me dar conta de que só pensar não adianta, depois de tantos depois eu fico imaginando se as pessoas soubessem o que se passa dentro do meu ser, se mesmo assim elas continuariam a gostar de mim. E se eu pudesse sair pelas ruas gritando e tirando de dentro do meu peito tudo o que me sufoca. E se eu tivesse coragem, se eu não pensasse tanto nas consequências, se eu me entregasse a paixão e ao desejo quando a pele gritasse, será que se eu deixasse o "se" de lado, hoje minha vida seria diferente? Hoje eu abri a caixa da minha vida e vi quantos momentos de felicidade eu deixei lá no fundo escondido, quantos sorrisos guardados, quantos momentos, beijos, abraços e sonhos. Encontrei pedaços de mim que julgava perdidos, e meu medo foii indo embora, ainda tenho tanto a aprender, a descobrir, tanto a segurar com as mãos e não me deixar cair Será que ainda é tarde para recomeçar? Dá tempo de mudar? O tempo corre tão depressa e eu só quero dançar conforme a música no ar, sentir o momento, dar minha cara ao mundo. Tentar encontrar a tal felicidade seja sozinha ou de mãos dadas com alguém. E quem foi que disse que é fácil viver?

Tatiane R.

sábado, 2 de outubro de 2010

Sonho- Clarice Lispector


..estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.
Clarice Lispector

Ana