Pages

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O que acham da atitude de Carolinie Figueiredo?

O final é zueira, se atentem no discurso......

sábado, 19 de dezembro de 2009

Um feliz 2010 cheio de incertezas.



Promessas! 2010... Tudo tão incerto, tudo novo novamente, planos, listas, promessas! E nada a cumprir, sempre foi assim. Odeio esse clima natalino, detesto essa esperança que bate em meu ser todo final de ano e só fica no sentimento e na lembrança da alma perdida. Sou assim previsível, sou assim um misto de incerteza e mais nada. Queria um final de ano diferente, queria realmente poder acreditar nesse espírito natalino que desce em quase todos os seres da face da terra, mas não! Acredito numa falsidade, acredito que se for para ser bom que seja o ano todo. Dezembro me deixa depressiva, me traz lembranças que não sei explicar, mas sei sentir, e sinto tão forte dentro do meu coração que aqui estou eu tentando extravasar de alguma forma. Uma taça de vinho, sábado à noite a rua cheia e eu novamente no meu quarto. Esse não seria o programa ideal, essa não seria eu alguns anos atrás. Mas a vida muda, as pessoas mudam, amigos se vão, outros mudam a rotina, e eu? Igual. Mas dezembro, mas as promessas, as listas não cumpridas, tudo isso mexeu comigo e nesse dezembro estarei mais só do que nunca, estarei a ficar entre trabalho, leituras, música, cama, notebook e só. O que me falta? Amigos, amores, paixão! O que me resta? A solidão talvez.

Taty, voltando a escrever, ou pelo menos tentando.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Caso Ibotirama- Vamos refletir!

Em primeiro lugar deixo o meu to-tal repúdio a qualquer violência, agressão, maus tratos contra crianças e adolescentes. Contra qualquer ser vivo.
Se você ler livros como A história social da criança e da família- Phillipe Ariès ou a Historia de la infãncia de Demause, ficará horrorizado com o progresso humano. Como as crianças e bebês eram tratados até se tornarem centro do afeto da família burguesa.
Foi um processo longo, alguns direitos foram conquistados e outros...bom, estamos na luta!

O que aconteceu em Ibotirama precisa URGENTEMENTE ser esclarecido e que os culpados, sejam quais forem, severamente punidos.

O que me preocupa de imediato, dado que violências ligadas a religiões são extremamente difícil de acontecerem, mas a repercussão que se tem é muito grande. (também pudera!)
Mas principalmente a repercussão negativa que isto traz a Cultura Negra e as religiões espiritualistas e afros descendentes.
Acho que o nome Magia Negra já tem a intenção de indicar os culpados e colocar uma herança maldita. Afinal, por que negro sempre tem o cunho pejorativo!
Não estou querendo defender as religiões. Mas as pessoas tendem a colocar todos no mesmo balaio! Eu fazia isto até estudar sobre
Abuso Sexual Ritualístico escrito por Luiz Mott.
Depois, toda a mística que eu tinha sobre magias e sortilégios foram se des-construindo para surgir um pensamento mais coerente sobre o assunto.
E sinceramente os rituais mais destrutivos (ler utilizados) são aqueles que ocorrem diariamente dentre de um lar, sem religião nenhuma, só os pais fazendo de seus filhos objetos de seus gozos ou frustrações.
As religiões africanas são diferentes entre si: rituais, práticas e crenças. A maioria delas não estão ligadas a sacrifícios e torturas humanas ou/e de animais.
Muito pelo contrario, estes rituais estão ligados a outros tipos de religiões fundamentalistas originadas nos países nórdicos. Mas sinceramente, apontar isto ou aquilo não vem ao caso.
O que eu quero dizer: Cuidado com os sensos comuns. Umbanda é diferente de Candomblé que é diferente de Quimbanda...e por aí vai!
A Cultura Negra está entranhada neste solo, na nossa língua, culinária, nas nossas danças e músicas.
Os pretos vieram e travam lutas diárias para conseguir sobreviver, viver e sonhar.

Eu sei que é difícil e o caso é assustador. Nenhuma criança deve ser objeto. Se for provado os culpados é preciso puni-los, se ligados a uma religião...busque a história da mesma, não para justificar, mas para saber distinguir e não criar mais preconceitos!

Deixando claro, que os culpados sejam eles quem forem, da onde forem, pelos motivos que tiveram, MERECEM SER PUNIDOS PELO QUE FIZERAM. A responsabilização das pessoas é um braço na luta contra qualquer Tipo de Violência.

Ana Laura, esperançosa para que uma vidinha sobreviva a este mundo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lista de Livros para 2010


  1. A América não está na mídia- Mario Augusto Jakobskind

  2. Cidadão de Papel- Gilberto Dimenstein

  3. Infância que nos escapam- Leni Vieira Dornelles

  4. Um menino que só queria acabar com a solidão- Tiago de Melo Andrade

  5. Antologia Poética- Carlos Drummond de Andrade

  6. A Africa na Sala de Aula/ Visita a história contemporânea- Mia Couto

  7. Grande Sertões Veredas- Guimarães Rosa

  8. Abuso Sexual em Crianças- Cristiana Sanderson

  9. A construção do público: cidadania, democracia e participação- José Bernardo Toro

  10. A Estrela da Vida Inteira- Manuel Bandeira

  11. Auto da Compadecida- Ariano Suassuna

  12. O convite- Oriah Mautain Dreamer

  13. História das Mulheres no Brasil- Mary del Priore

  14. História do Cotidiano- Mary del Priore

  15. A arte de semear estrelas- Frei Betto

  16. Carta a três Marias- Cecilia Meireles

  17. Rompendo a Cerca. A história do MST- Jan Rocha

  18. Haximu. A História de um massacre-Jan Rocha

  19. A menina sem estrela- Nelson Rodrigues

  20. Mensagem aos jovens- Elen G. White

  21. Melhores Contos- Lima Barreto

  22. Alexandre e outros heróis- Graciliano Ramos

  23. Alguma Poesia- Carlos Drummond de Andrade

  24. Antes do Baile Verde- Lygia Fagundes Telles

  25. Vá aonde seu coração mandar- Suzana Tamaro

  26. A Partilha do Sensível. Estética e Política- Jacques Rancière

  27. O Mestre Ignorante- Jacques Rancière

  28. Estorvo- Chico Buarque de Holanda

  29. Preconceito linguístico- Marcos Bagno

  30. A arte de governar crianças- Francisco Pilotti e Rizzini Irene (org)

  31. A Batalha da Mídia- Dênis de Moraes

  32. As metamorfoses da Consciência de Classe- Mauro Iasi
  33. Memorial de Maria Moura- Rachel de Queiroz


Ana Laura. Lista que se arrasta desde 2008, só vem crescendo...Quem já leu algum destes e desejar falar sobre o livro. Enjoy

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Forte das Rosas.


Numa gigantesca construção, rosas florescem no meio do lixo. Se você olhar bem perto, reescrevem a história daqueles tijolos abandonados pelas tolices e os re-colocam como Lar.
Uma construção no meio do nada de terra e mato. Lá elas aproveitam o abrigo de um teto e a possibilidade de um fogão comum. Muitas outras estão a morar e a dividir fogo e vida.
No quintal nada de flores, lixos tão somente. Claro, daqueles que se transformam em outro material, lixos que se reciclam, que se usam. Lá as rosas são somente elas.
Quem começou esta ocupação?
Só Deus sabe quem foi o primeiro que se achou dono do outro, o expulsou do seu lar, o oprimiu e o colocou a serventia de suas tolices. Quando não mais necessário, os deixou ir. Sem antes, os proibir de sua própria consciência como homem, dissendo: agora vocês são somente rosas.
Somente sendo rosa, estariam livres? Estas rosas ocuparam e habitam algo que se construiu no meio do lixo: mais conhecido como seu Lar. O lixo em muralhas são camuflagens, despertam desinteresses de lixos. Dentro da construção um Forte de Rosas, uma ocupação de liberdade, a retomada do seu.

Ana Laura. Hoje vi uma construção ocupada, vi somente mulheres e suas pilhas de material reciclado. Imaginei a guerra que seria viver naquele espaço, todos os dias, garantindo que ele é seu, o re-significando. Quantas construções perdem sua função social de proteger, acolher, cuidar e se tornam apenas abandonadas pelos Tolos e suas Tolices.
Pensei em rosas mulheres, uma das poucas plantas que aprendeu a camuflar na beleza seus afiados espinhos. Minhas rosas camuflaram na feiúra de seu lixo a retomada para humanidade. Um dia alguém decidiu que não teríamos um teto, comida e consciência. Mesmo assim, ainda existem Fortes florescendo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Bem que minha mãe disse: não brinque com água oxigenada!

Nesta época de ano, as pessoas ficam agitadas e realizam toda e qualquer loucura para ver a vida mudada. Afinal, as músicas natalinas cobram eficácia e eficiência do ano, mexendo com o subconsciente e dizendo as massas: “Então é Natal, o que você fez? O ano termina e começa outra vez!”
Então neste final de dezembro vale começar um regime natalino, virar esportista de fim de ano, assistir filme como louco, telefonar a todos os esquecidos, fazer novas dividas e até mudar o look e começar o ano com uma aparência diferente.
Ana Laura, não seria diferente. Em um salão empreende a derradeira tentativa de se sentir bem com o visual, afinal a balança este ano não mudou de posição, adora as comidas natalinas, o que garante nenhum regime e esporte fica adiado, pós-carnaval.
Entra no salão e pede mechas californianas. Sai do salão se achando surreal e desejando que sua impressão de total fracasso esteja errada. Mas como encarar uma reunião com amigos, desta forma? Pensa como o comprometimento pode ser uma faca de dois gumes. Suspira fundo, firma o pé e decide assumir seu novo look.
Chega atrasada. Todos se voltam a ela. Quantos olhos de piedade!
Aí, para... Estes olhares não é pra mim, é o diferente que choca, se acostumem com a nova Ana Laura!
-Que diferente seu cabelo, nossa, parece cachinhos dourados! A única pessoa que resolveu tocar no assunto.
AH! Sim...aquela menina atrevida e destemida que invade a casa de ursos malvados, come a comida deles, quebra a mobília, tira uma soneca e ainda fala para o Urso alfa. - Qualé, o que tá olhando? Nunca viu uma menina com cachos dourados? Mechas Californianas? É melhor não encarar, por que se não, nem Greenpeace te safa!
Até a rodoviária, Deus na sua bondade, ajuda Ana Laura ver a realidade. Lufadas de vento, chuva e umidade, faz com que a ilusão seja “naturalmente” destruída. Chegando em casa, no banheiro, na frente do espelho e então, ela diz:
-Espelho, Espelho meu. Diz que você colou a foto do Supla aí!?!?
O terror foi instaurado. Ana Laura recorre ao telefone e pede ajuda:
- Amanda, você não vai acreditar.
- Ai, meu Deus. Diga...
- Fiz mechas californianas!
- Sériooooo, que Mara!!! Como ficou?
- Você conhece aquele cara Piu Piu que o Gugu tirou da rua?
Do outro lado, uma gargalhada. Não tinha como não rir de tudo aquilo, histeria seria pouco!
- Você está brincando comigo! Daquela cor? Gente, mas a cabeleireira pintou, descoloriu... A conversa foi voltada para técnicas ocultas da cabeleireira e de como enganar uma cliente despreparada e carente.
Com tanto medo da consciência gritando sobre a Ditadura da Beleza que somente as 3 horas da manhã Ana Laura consegui dormir! Pesadelo
que durou até o meio dia, quando a natureza voltou aos seus padrões normais e uma tinta, mara da cor chocolate, tingiu até o céu de alegria!
Ana Laura, pós-trauma, se recupera com bastante humor. Quem nunca brincou com água oxigenada que atire a primeira pedra! Hoje a família se arrepende de não ter tirado uma foto para enfeitar a árvore de Natal. Mas deseja fazer das festas de final de ano algo realmente diferente: entregar a Ana Laura o troféu: Rainha dos Micos.
Dos Micos Leões Dourados!
Ana Laura. Só duas pretas ficam realmente lindas loiras: Beyonce e Sandra de Sá!